O projeto de lei foi concebido “a quatro mãos” pelos vereadores Lia Preto e Rodrigo Drable.

A Câmara de Barra Mansa aprovou na sessão de quarta-feira, 15 de abril, a criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Barra Mansa. O projeto de lei é de autoria dos vereadores Rodrigo Drable e Elias da Silva Andrade, o Lia Preto.

O vereador Rodrigo Drable apresentou o projeto para criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial após a realização de Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Na ocasião, os movimentos sociais participantes questionaram a falta de um conselho que defendesse a luta pela igualdade racial em Barra Mansa. Durante a votação do projeto de lei, o vereador Lia Preto, participante ativo da luta pela igualdade racial, solicitou vistas do processo e retornou com considerações. Os vereadores começaram, então, um intenso trabalho para discutir e aprimorar o projeto inicial, alterando inclusive o nome do conselho proposto anteriormente. Para o vereador Rodrigo Drable o trabalho em conjunto foi essencial para a conclusão do projeto aprovado.

-O projeto de lei pra a criação do Conselho de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial começou polêmico e terminou harmonioso. Eu e o vereador Lia criamos, juntos um substitutivo ao projeto inicial, apresentado por mim, e esperamos a sanção da lei o mais rápido possível pelo prefeito – afirmou Rodrigo.

O conselho será composto por 20 membros, sendo dez representantes da sociedade civil voltada para o combate à discriminação racial e dez representantes do poder público, que exercerão mandato de dois anos, sem qualquer remuneração.

As atividades do conselho são voltadas a fortalecer os mecanismos de luta pela igualdade racial. Entre estas atividades estão a fiscalização do cumprimento das leis relacionadas à igualdade racial e a implantação de políticas públicas para superação dos preconceitos e conscientização da população. O projeto de lei autoriza a criação de um fundo para alocação de recursos destinados às necessidades do Conselho.

O vereador Lia Preto destacou a importância do Conselho que vem atender o anseio da população negra, dos movimentos que lutam pela igualdade racial e da sociedade civil barra-mansense.

-A aprovação deste Conselho é o primeiro passo junto à população negra da cidade para a conquista de importantes avanços na questão da igualdade racial. Agradeço a participação de todos os vereadores na votação do projeto de lei – enfatizou Lia.

Vereador Furlani pede moção de congratulação ao delegado e equipe da 90ª DP

Durante a sessão realizada na terça-feira, 14 de abril, o vereador Luiz Furlani (PSDC), solicitou uma moção de congratulação ao delegado titular da 90ª DP ( Barra Mansa ), Ronaldo Aparecido de Brito, para os delegados adjuntos e toda a equipe de policiais civis da cidade. O pedido foi devido à prisão de Tiago Matos dos Santos, acusado de matar a companheira Leila Martins da Silva, moradora do bairro Boa Vista, na região leste e pelo excelente serviço prestado ao município pela equipe da Delegacia. A prisão aconteceu na cidade de Itanhém na Bahia.

De acordo com Furlani, os parlamentares tem que cobrar quando ocorre um erro, mas também é importante  parabenizar quando tem o acerto.

- A delegacia de Barra Mansa tem realizado um excelente trabalho, e anteontem eles prenderam o covarde do homem que assassinou a professora Leila, que era minha cliente e também me apoiou no início da minha trajetória política – afirmou o vereador.

O parlamentar disse, ainda, que esteve com o vereador Teixeirinha e familiares de Leila na delegacia e eles afirmaram que iriam prender o Tiago rápido e prenderam.

- Ele a matou a Leila de uma forma cruel e deixou a filha de dois meses ao lado da mãe já morta. Ele deixou a criança sem a mãe e pai, e além de matar a Leila, roubou tudo dela.

A moção de congratulação será entregue a equipe da 90ª DP em nome da Câmara Municipal de Barra Mansa.

20 Ago 201907:00PM -
16 Ago 201909:00AM -