Câmara comemora 182 anos de Barra Mansa com a entrega de títulos de cidadania e medalhas.

A Câmara de Vereadores de Barra Mansa realizou uma sessão especial na última quinta-feira, 25. Homenageando os 182 anos da cidade, os vereadores realizaram uma Sessão Solene, onde foram entregues o título de cidadania barra-mansense aos cidadãos que, mesmo não nascendo em Barra Mansa, fizeram muito pela cidade. Além dos títulos foram reconhecidas as personalidades que se destacaram na educação e no esporte, através das Medalhas de Mérito Professor Moacyr Arthur Chiesse e Mário Pasquinelli. O Dr. Féres Osrraia Nader, ex-prefeito da cidade, foi condecorado com a Medalha de Mérito Barão de Aiuruoca, primeira condecoração instituída pela casa parlamentar.

Diante de uma noite tão especial a Câmara teve a honra de receber representantes de diversos setores da sociedade civil, presidentes de associações, empresários, políticos, grande parte da população, o prefeito Jonas Marins, o ex-prefeito Dr. Luiz Amaral, o deputado federal Zoinho, que compuseram a tribuna de honra, junto ao Presidente da Câmara, vereador Marcelo Borges e o homenageado Dr. Féres Osrraia Nader. Estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Lusia Melchiades; o secretário municipal de Habitação Juarez Magalhães; a sub secretária de Saúde, Cláudia Xavier; o ex-deputado federal Carlos Nader e o ex-vereador Ricardo Maciel.

A cerimônia, conduzida pelo Controlador Geral da Câmara, Júlio César Fialho Esteves, iniciou com o Secretário da Câmara, Denilson Câmara, falando em nome dos vereadores. Denilson ressaltou a importância dos títulos entregues:

- Nós, vereadores, temos orgulho e prazer de representar o povo de Barra Mansa, nesta casa. Uma de nossas missões é escolher entre milhares de pessoas que merecem o reconhecimento pátrio da cidade, aquelas que se destacam e são adotadas como cidadãos barramansenses. Parabenizo, em nome dos meus nobres colegas, todos os que estão sendo adotados por Barra Mansa e aqueles que são homenageados por suas atividades laborais, E destaco que mais que um prêmio, estas homenagens são um chamamento para lutarem por uma Barra Mansa melhor – enfatizou Denilson.

Após a palavra do Secretário, iniciou-se a cerimônia de entrega dos títulos aos novos cidadãos barra-mansenses, que incluíam pessoas de todos os setores da sociedade. Foram agraciados aposentados, empresários, professoras, médicos, líderes políticos e religiosos, membros do Judiciário. O Provedor da Santa Casa, Rafael Milton Teixeira, indicado pelo vereador Vicente Carneiro Leão Filho, o Vicentinho, para receber a cidadania barra-mansense, falou em nome dos demais homenageados com sua nova cidadania:

-Recebemos este afago em nossas almas, que oficializa o amor filial que  passamos a nutrir nos primeiros momentos que aqui chegamos. Nós fomos alvos da acolhida hospitaleira do povo barramansense, quando  chegamos em busca de novos horizontes. Agradeço em nome de todos os homenageados com este título pela generosidade de nossos nobres vereadores.

A Medalha de Mérito Esportivo Mário Pasquinelli foi, então, entregue a seus condecorados, que levaram o nome de Barra Mansa ao mundo, através do esporte. Este ano, a Medalha Mário Paquinelli foi concedida ao jogador de futebol Allan Kardec e à jogadora de futebol Diellie Sena. Dielli, que foi alvo de críticas por praticar um esporte majoritariamente masculino, agradeceu a homenagem:

-Esta é a principal medalha de toda minha vida, um reconhecimento do meu trabalho. Agradeço a todos pela homenagem, estou muito feliz e me sinto honrada de levar o nome de Barra Mansa para o mundo – agradeceu Diellie.

Os serviços prestados pela professora Matilde Diniz Lacerda na educação de Barra Mansa e região foram reconhecidos através da concessão da Medalha de Mérito Professor Moacyr Chiesse, importante educador da cidade. A professora lecionou por 45 anos em escolas públicas e privadas, além de faculdades, foi, também fundadora, presidente e integra importantes associações educacionais e culturais da cidade, ABH, ABL e Grebal. Após a entrega da homenagem, Matilde fez seus agradecimentos:

-Barra Mansa é a terra dos meus filhos e que tanto amo. Agradeço aos vereadores por lembrarem de meu trabalho de formiguinha pela educação e cultura de Barra Mansa. Vejo aqui hoje alguns ex alunos: os vereadores Ivan de Rialto e Ricardo Arbex e o prefeito Jonas Marins, e isso muito me emociona.  É uma honra receber a medalha que leva o nome do professor Moacyr Chiesse, que foi meu colega tanto nas escolas quanto no Grebal.

A Câmara, como enfatizou Júlio César Fialho, corrige um erro histórico e homenageia o Dr. Féres Osrraia Nader, com sua maior condecoração, a Medalha de Mérito Barão de Aiuruoca. O ex-prefeito e empresário foi o escolhido para receber a homenagem por seu trabalho de dedicação à cidade, tanto politicamente quanto economicamente. Dr. Féres Osrraia Nader agradeceu a homenagem:

-Meu coração transborda de alegria. É uma noite especial para mim e minha família, por receber uma medalha que dignifica qualquer cidadão. Quero agradecer a todos por tudo - disse emocionado, Dr. Féres Nader.

Em seguida foi dada a palavra ao prefeito Jonas Marins, que expressou sua felicidade em participar de noite tão importante:

-Tenho uma enorme alegria de ter estudado com a professora Matilde, que muito me ensinou. Estou muito feliz de participar desta cerimônia, que só aumenta a nossa responsabilidade de deixar a cidade cada vez melhor, para o barramansense ter orgulho de nossa cidade. Porque tem coisas que só tem em Barra Mansa, como o Carnaval de rua, a Folia de Reis. E convido todos para participar de mais um resgate de nossa história: no dia 30 de outubro, às 10h, vamos comemorar a retomado do prédio da Prefeitura para seu verdadeiro nome: Centro Administrativo Prefeito Luiz Amaral. – afirmou Jonas.

Os vereadores homenagearam ainda as mulheres presentes, através da primeira dama da Câmara, Ana Paula Borges, da secretária de Educação Lusia Melchiades, da filho do Sr, Mário Pasquinelli, Rosangela Pasquinelli, e da filha do professor Moacyr Chiesse, Iracema Chiesse.

Para encerrar a noite de homenagens, presidente da Câmara, vereador Marcelo Borges, falou sobre a importância dessa noite para a cidade:

-Barra Mansa vive um momento especial com a outorga de medalhas a personalidades que marcaram a história e o coração da cidade. Muitas pessoas podiam receber o título de cidadãos barra-mansenses, mas vocês, que foram homenageados hoje, despertaram a atenção dos vereadores. Temos muitos problemas em Barra Mansa, mas é preciso a união de nossa gente para superar os desafios. Precisamos sonhar. O prefeito e os vereadores lutam por investimentos e melhorias para a cidade, precisamos todos trabalhar juntos pela nossa cidade – encerrou Marcelo.

::: Sessões da Câmara

21 Nov 201907:00PM -
Sessão
20 Nov 201909:00AM -
Sessão
19 Nov 201907:00PM -
Sessão

::: Contato

(24) 3322-2652
(24) 3322-3752