O autor do projeto, vereador Marcell Castro, destacou a necessidade de inclusão dos deficientes visuais

Os vereadores aprovaram na sessão dessa terça-feira, 10 de setembro, o projeto de lei  garantindo que o poder público municipal adquira livros adaptados para deficientes visuais. De autoria do vereador Marcell Castro, o projeto prevê que o executivo municipal compre livros em  braile, audiolivros ou em outros formatos que possibilitem o acesso à leitura pelos deficientes visuais. Os  livros necessitam ser tanto didáticos, quanto de gêneros literários diversos, a fim de construir um catálogo diverso de obras para leitura dos deficientes visuais.

O projeto de lei prevê, ainda, a realização de uma bienal do livro, para divulgar a aquisição dos livros adaptados e incentivar a leitura, não apenas dos deficientes visuais, mas de todos os cidadãos. De acordo com o autor do projeto, a iniciativa tem o principal objetivo de promover a inclusão dos deficientes visuais em todas as esferas sociais.

-O poder público necessita dar a devida atenção aos deficientes visuais e a aquisição de livros adaptados assiste a devida inclusão deles. Deve ser garantida a compra de livros adaptados pelas bibliotecas públicas para que os deficientes visuais tenham acesso e se sintam estimulados a ler. Até porque o  deficiente visual não vê o mundo com os olhos, mas com o coração e outros sentidos. Espero que o Executivo sancione a lei e coloque-a em prática – afirmou o vereador Marcell Castro.

O vereador Luís Antônio Cardoso destacou a importância da leitura para a mudança na vida das pessoas, de qualquer idade, gênero e classe social, com ou sem deficiência. O projeto segue para análise do Executivo, que pode vetar ou sancionar, transformando em lei.

21 Nov 201907:00PM -
20 Nov 201909:00AM -