Vereadores jovens tomaram posse nesta quinta-feira

As atividades legislativas da segunda edição do projeto Câmara Jovem, realizado pela Câmara de Barra Mansa, tiveram início nesta quinta-feira (13). Durante sessão, realizada na câmara, os vereadores jovens foram empossados em seus novos cargos. Eles foram selecionados entre os alunos de suas escolas que participaram do concurso de redação com o tema “Por que quero ser vereador?”, uma das etapas do projeto. Cada escola da rede municipal escolhe seus dois representantes e a comissão do projeto Câmara Jovem avalia suas redações e seleciona o vereador titular e o suplente.

Esta é segunda edição do projeto, que tem o objetivo de conscientizar a juventude sobre a importância de exercer sua cidadania. Os vereadores jovens atuam como parlamentares, fazendo proposições para o município, dando uma visão renovada sobre as necessidades de Barra Mansa. Durante o projeto, eles participam de atividades preparatórias, que os conscientiza sobre o trabalho e a importância do legislativo. O vereador Wellington Almeida Pires, que propôs a criação do projeto, presidiu a sessão e falou sobre as oportunidades e desafios que os novos vereadores terão a partir de agora.

-Durante os próximos meses, vocês vão participar de inúmeras atividades para conhecer e vivenciar a atuação legislativa da cidade, compartilhando  essa responsabilidade com os vereadores eleitos. Com a atuação e vocês, nós, vereadores, passamos a ter um norte sobre a visão da juventude dos problemas da cidade e tratar as políticas públicas de uma maneira ainda mais ampla, atendendo plenamente a população barra-mansense – afirmou Wellington aos jovens vereadores.

O subsecretário municipal de educação, Ricardo Suckow Rosas, participou da sessão de posse dos jovens vereadores e destacou  a importância da renovação na política, por meio de iniciativas como o  Câmara Jovem.

-Parabenizamos todos os eleitos para o Câmara Jovem. O país precisa de muito mais jovens ocupando posições políticas, mas com responsabilidade. Acreditamos no potencial  de vocês e pedimos para que sejam replicadores dessa experiências, em suas casas, escolas, entre os amigos - declarou Ricardo.

Cada vereador jovem pode expressar sua expectativa ao participar do projeto. Francisco Lukas da Silva Lima, representante da Escola Municipal Gelson Silvino, salientou o olhar da juventude que os vereadores recém-empossados podem dar aos problemas da cidade.

-Eu acho o projeto muito importante, porque, às vezes, as crianças podem ter pensamentos diferentes dos adultos e a cidade está sempre precisando de novidades, para melhorar as escolas, ruas e bairros – afirmou o jovem vereador Francisco Lukas.

A jovem vereadora Maria Isabel Gomes Lins da Silva, representante da Escola Estadual Municipalizada Santo Antônio, é a segunda integrante da família a participar do projeto. Ano passado sua irmão Bruna também exerceu seu mandato de jovem vereadora. Em sua fala, Maria Isabel, disse que a experiência foi muito importante para sua irmã. Muitos vereadores destacaram as oportunidades que o projeto oferece a eles, como disse Bernardo Cabral Vitorino da Silva, representante do Colégio  Municipal Luiz Amaral.

-Eu ainda não sei qual profissão seguir, mas com o projeto posso ter uma ideia do que é ser vereador e encontrar um caminho para minha vida profissional – declarou Bernardo.

A próxima atividade dos vereadores jovens é eleger sua mesa executiva. A eleição acontece no dia 04 de julho, às 15h, na câmara.

Vereadores jovens

Arthur Henriques Veloso de Almeida - representante do Colégio Municipal Antônio Rocha

Bernardo Cabral Vitorino da Silva - representante do Colégio  Municipal Luiz Amaral

Camily Vitória Rodrigues-  representante do Colégio Municipal Damião Medeiros