Gratuidade no estacionamento rotativo é válida para o dia da doação

Os vereadores de Barra Mansa aprovaram, na sessão dessa quinta-feira, o projeto de lei que prevê isenção da cobrança de estacionamento rotativo, em vias públicas, aos doadores de sangue. O projeto, de autoria do vereador Gustavo de Almeida Gomes, estabelece que a gratuita é garantida no dia da doação, realizada nos centros de coleta do município.

Diante da constante demanda de sangue nos hospitais  do município, o vereador Gustavo Gomes defende que é necessário criar incentivos para os doadores.

-Todo mundo fica desesperado quando tem um ente querido necessitando de transfusão de sangue e não tem o suficiente no banco. Vemos, também, constantes campanhas para incentivar a doação. Esse projeto, de uma maneira, garante um incentivo para a doação constante de sangue em Barra Mansa. O doador vem ao centro da cidade especificamente para fazer a doação e tem a dificuldade de encontrar vaga para estacionar. Esse pode ser um empecilho à doação, que queremos eliminar com esse projeto de lei – afirmou  vereador autor do projeto de lei.

O projeto aprovado segue para análise do Executivo. Para ter direito à gratuidade, o doador precisa apresentar o comprovante de doação ou declaração emitido pelo centro de coleta de sangue. Além da declaração, o doador necessita realizar um cadastro junto ao órgão competente. Esse cadastro terá validade de um ano e para realizar sua renovação o doador deve comprovar duas coletas de sangue realizadas ao longo do ano.

Para esse credenciamento, o projeto prevê a apresentação de original e cópia de documento de identidade, documento do veículo em nome do doador, comprovante de residência,  comprovante de doação e ficha cadastral. Essa ficha é preenchida no próprio local onde é realizada a coleta de sangue e consta os dados principais do doador.

De acordo com o projeto de lei, ao menos vinte vagas serão demarcadas pela administração municipal especificamente para os doadores de sangue no município.

13 Jun 201809:00AM -
12 Jun 201807:00PM -