Durante sessão da Câmara, vereadores relataram experiências  relacionadas  às fiscalizações do departamento de trânsito.

Os vereadores de Barra Mansa criticaram, na sessão de terça-feira, 14 de junho, as constantes blitzes do Detran no município. A principal crítica dos parlamentares é em razão da falta de vagas para as vistorias obrigatórias realizadas pelo departamento de trânsito. O vereador Ricardo Arbex afirmou que, em um levantamento realizado pelo seu gabinete, constatou-se  que o número de vagas diárias para vistoria no Detran de Barra Mansa foi reduzido pela metade, passando de 500 vagas por dia, para 250. Em contrapartida, o Detran intensificou a fiscalização dos veículos no município. O vereador Vicente Carneiro Leão Filho relatou que sua esposa tenta há quatro meses agendar a vistoria de seu veículo, sem sucesso.

Além da falta de vagas para a vistoria, os parlamentares questionaram a regularidade das fiscalizações, as exigências abusivas realizadas e a falta de estrutura do local onde ficam os veículos apreendidos. O vereador Rodrigo Drable sugeriu que a Câmara realize uma audiência com  o presidente do Detran para esclarecer as questões e garantir a realização das vistorias.

-Proponho que a Câmara forme uma comissão para ir ao Detran e questionar ao presidente a razão de tantas blitzes, a falta de vagas para vistoria. Não é preciso apenas suspender a fiscalização, mas permitir que os cidadãos façam a vistoria – afirmou Rodrigo, lembrando que o deputado estadual Edson Albertassi anunciou a suspensão das blitzes.

O vereador Luiz Furlani, no mesmo dia da sessão, protocolizou na sede do Detran o ofício de repúdio da Câmara, requerido pelo vereador. O ofício critica os abusos e recorrência injustificáveis das fiscalizações realizadas no município pelo departamento de trânsito. Além de questionar a realização de apreensões de veículos durante os finais de semana, quando os bancos e o próprio Detran não tem expediente, obrigando ao contribuinte o pagamento de mais diárias para liberação do veículo apreendido.

13 Dez 201909:30AM -
12 Dez 201907:00PM -